Em 1997, quando eu ainda era um garotinho curioso – só deixei de ser um garotinho -, lembro-me de ter lido na edição daquele ano do Guinness Book que o carro mais caro produzido no Brasil, àquela altura, era o Chevrolet Omega Suprema CD. Não custava mais que R$ 80 mil reais, quantia muito representativa naquela época. O tempo passou, os Suprema estacionaram na porta de funerárias, e a Chevrolet volta vender o carro nacional mais caro. Agora é o TrailBlazer, cuja versão topo de linha custa R$ 175.450.
Concebido na Tailândia por engenheiros tailandeses e brasileiros, junto com a nova S10, o TrailBlazer também sai do complexo industrial de São José dos Campos, em São Paulo O utilitário sucede a veterana Blazer aliando bons atributos como robustez, versatilidade e desempenho a conforto e tecnologia, graças ao farto pacote de equipamentos que a Blazer jamais sonhou ter.
Com 4,88 metros de comprimento, 1,90 m de largura e distância entreeixos de 2,85 metros, a TrailBlazer é idêntica a S10 até o final das portas dianteiras. As traseiras são maiores para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, que é instalada sobre o eixo traseiro do utilitário em todas as versões, ao menos neste primeiro momento.
SW10?
Com 4,88 metros de comprimento, 1,90 m de largura e distância entreeixos de 2,85 metros, a TrailBlazer é idêntica a S10 até o final das portas dianteiras. As traseiras são maiores para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos, que é instalada sobre o eixo traseiro do utilitário em todas as versões, ao menos neste primeiro momento.
A traseira, notável pelas grandes caixas de rodas e pelas janelas laterais que se fundem com o vidro traseiro, é, logicamente, mais curta que a da picape S10. Assim, o porta-malas tem capacidade de 205 litros a 1.830 litros, quando com todos os bancos rebatidos.
O interior é semelhante ao da S10 LTZ, ao menos para quem vai na frente. O sistema de climatização do Trailblazer possui controle eletrônico de temperatura, além de uma unidade de controle adicional para os passageiros dos bancos traseiros. Um controle de intensidade do ar condicionado foi instalado na parte traseira do teto, juntamente com quatro saídas de ar, para a alegria dos passageiros.
4x4 em todas as versões
O Chevrolet Trailblazer será comercializado em versão única, LTZ, com duas opções de motores e tração 4x4. O sistema de tração 4x2 e 4x4 High/Low é acionado eletronicamente "Shift on the Fly" por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento.
Todos tem ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital, computador de bordo, piloto automático com comandos no volante, rodas aros 18 com pneus 265/60R18, sistema premium de som, incluindo rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar, quatro tomadas de 12V, entre outros itens. O que realmente muda são os motores.
A versão à gasolina custa R$ 145.450 e seu motor é o 3.6 V6 HFV6 com 24 válvulas e 4 comandos de válvulas continuamente variáveis. Ele gera 239 cavalos a 6.600 rpm e 33,5 kgfm de torque a 3.200 rpm. Seu câmbio é o 6L50, automático de 6 velocidades, com opção de troca sequencial
Já o Diesel é equipado com o 2.8 Turbodiesel CTDI, de 180 cv a 3.800 rpm e 47,9 kgfm de toque a 2.000 rpm, com o câmbio automático GR6 de seis velocidades e trocas sequenciais.
O novo Trailblazer será comercializado em sete diferentes cores no mercado brasileiro. A sólida, Branco Mahler e as metálicas, Preto Carbon Flash, Prata Polaris, Bege Desert, Cinza Aztec, Cinza Artemis e Cinza Cyclone. A a garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Leia mais Chevrolet TrailBlazer chega ao Brasil por a partir de R$ 145.450 - Novidades Automotivas
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