Airbags da japonesa Takata voltam a gerar recall no Brasil
A Honda anunciou nesta segunda-feira (23) que 34.530 proprietários de Civic, Fit, City e Accord (ano e chassis na tabela abaixo) devem procurar uma concessionária da marca para fazer a substituição do insuflador do airbag do passageiro.
São 34.530 unidades envolvidas, do Civic mais antigo (2001 e 2002) ao Accord 2012, incluindo unidades de Fit e City do mesmo ano e até da clássica Gold Wing, moto de topo da empresa que também é equipada com airbags. Veja a tabela abaixo.
Este é mais um recall que envolve modelos equipados com bolsas de ar disparadoras de fragmentos metálicos da forncederora japonesa Takata. A Honda não é a única fabricante com airbags defeituosos -- o caso já envolve mais de 11 milhões de automóveis em todo o mundo.
O que acontece?
Foi constatado que em caso de colisão frontal de intensidade moderada ou severa, ou seja, quando é esperado o acionamento do sistema de airbag, pode haver o rompimento da estrutura do insuflador que, eventualmente, apresenta o risco de projetar fragmentos metálicos contra o interior do veículo.
Em situações extremas, o defeito pode causar, além de danos materiais, lesões graves ou até fatais aos ocupantes e/ou terceiros.
De acordo com a Honda, a substituição do item é gratuita e pode ser feita em qualquer concessionária da marca, a partir da próxima segunda (30). O pedido também se aplica aos Civic 2001 e 2002, mesmo aqueles que já foram reparados na campanha iniciada em julho de 2010 -- segundo a empresa, alguns insufladores consertados anteriormente podem sofrer degradação quando expostos às variações de umidade e temperatura.
A consulta à necessidade do reparo pode ser feita pelo site oficial da marca e o agendamento, pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento, cujo telefone é 0800 701 3432 (horário comercial).
Fonte: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/01/23/honda-chama-34610-fit-city-civic-e-accord-e-ate-moto-por-falha-de-airbag.htm