Marca diz que não há falha de projeto, e que risco só existe se veículo sofreu colisão traseira ou lateral-traseira que deformou braço do eixo.
A Volkswagen do Brasil abriu nesta sexta-feira (24) mais uma campanha de recall, desta vez envolvendo 31.894 unidades do sedã importado Jetta, ano-modelo 2011 a 2013, com motorização 2.0 flex. Segundo a montadora, os braços do eixo traseiro podem deformar em caso de colisão traseira ou lateral-traseira, comprometendo a durabilidade do componente.
Se o dano não for detectado a tempo, a contínua utilização do veículo pode provocar a "ruptura súbita do braço e a perda de controle do veículo, com risco de acidente e danos materiais e físicos aos ocupantes e a terceiros". A fabricante ressalta que não se trata de uma falha do projeto ou de alguma peça. O chamado envolve unidades fabricadas entre 2 de junho de 2010 e 2 de julho de 2013.
REPARO SÓ DEPOIS
Concessionárias já estão disponíveis para agendamento e inspeção gratuita dos automóveis convocados. O serviço demora em média 30 minutos, mas não representará uma solução definitiva do problema, pelo menos por enquanto.
A Volkswagen afirma que, para eliminar os riscos de acidente de uma vez, terá reforçar o braço do eixo traseiro com um novo componente interno. No entanto, a marca ainda está desenvolvendo a peça, e precisará de um segundo chamado para instalá-la nos carros em que a deformidade for detectada.
Mais informações podem ser obtidas pel site http://www.vw.com.br, ou pelo telefone 0800 019 8866. A montadora também informou que enviará cartas aos proprietários divulgando a ação.
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/24/volkswagen-chama-31894-jetta-por-risco-de-ruptura-do-eixo-traseiro.htm.