CHEVROLET LANÇA PRIMEIRO CORVETTE DA HISTÓRIA COM MOTOR V8 CENTRAL-TRASEIRO
Oitava geração do ícone da marca adota layout típico dos superesportivos italianos e promete 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos
Esta é a oitava geração do Chevrolet Corvette Stingray (Foto: Divulgação)
É uma Ferrari? Brincadeiras à parte, nenhum fã irá confundir o novo Corvette Stingray com um dos supercarros da marca italiana. Mas esta também não é uma mera troca de geração. Trata-se do primeiro Corvette com motor V8 central-traseiro da história. É aquele tipo de mudança transformadora. Os bancos dianteiros foram reposicionados cerca de 40 cm à frente, o que alterou a silhueta do esportivo, historicamente marcada pelo longo capô.
Superesportivo da GM agora tem motor central-traseiro (Foto: Divulgação)
Com o deslocamento do cofre do motor, não há mais a necessidade de espaço na dianteira para acomodar o enorme V8 longitudinal, e o motorista fica quase sentado sobre o eixo. Isso mexeu na distribuição de peso entre os eixos — a General Motors diz que a aderência das rodas traseiras está bem maior. A montadora também garante que as respostas da direção e o controle dinâmico estão notavelmente melhores.
Corvette C8 agora lembra um pouco os supercarros europeus (Foto: Divulgação)
Entretanto, em carros icônicos é sempre importante manter algum saudosismo. Por mais que a adoção do motor central-traseiro aproxime o Corvette dos superesportivos europeus, o design preserva elementos característicos, como faróis, lanternas e o inconfundível aerofólio na traseira. O estilo mantém certo parentesco e é marcado por linhas geométricas, mas alguns admiradores irão achar que a vista lateral realmente mudou bastante.
Motor 6.2 V8 gera até 495 cv e 65 kgfm de torque (Foto: Divulgação)
Pelo menos a mecânica continua fiel às raízes. Agora instalado quase sobre o eixo traseiro, o musculoso 6.2 V8 a gasolina segue naturalmente aspirado com as clássicas duas válvulas por cilindro e comando no bloco. São 490 cv e um torque de 64,3 kgfm, mas há um sistema de escape no pacote esportivo Z51 que aumenta o desempenho para 495 cv e 65 kgfm.
Suspensão adota molas helicoidais e braços sobrepostos (Foto: Divulgação)
Embora sejam números muito inferiores aos 600 cv vistos no Ferrari Portofino e no McLaren 600 LT, a GM diz que o novo Corvette Stingray vai de zero a 96 km/h (0-60 mph) em menos de 3 segundos. Não há número oficial, mas, caso confirme, estará no patamar dos supercarros europeus. O câmbio é de dupla embreagem e oito marchas.
Chassi de alumínio tem seções para arrefecer pneus e freios (Foto: Divulgação)
Na apresentação do novo Corvette, nos Estados Unidos, a GM anunciou que pretende vender a versão de entrada do modelo abaixo de US$ 60 mil. Por isso, a montadora foi obrigada a descartar, por exemplo, o uso extenso de fibra de carbono em seu supercarro. O chassi é feito de alumínio, e o impacto é visto no peso acima da média: 1.530 kg a seco.
Teto targa removível pode ser guardado no porta-malas (Foto: Divulgação)
Certas tradições são obrigatórias, e o Corvette mantém, por exemplo, o teto targa (rígido removível), que pode ser guardado no porta-malas traseiro — são dois bagageiros que, juntos, somam 357 litros. As rodas continuam a ser de aros 19 na dianteira, e 20 na traseira, mas na nova geração calçam com pneus especiais Pilot Sport 4S da Michelin.Painel é totalmente voltado ao motorista e tem duas telas (Foto: Divulgação)
Por dentro, o novo Corvette vai impressionar mais que o antecessor. Seja pelas duas telas coloridas que exibem os instrumentos e a multimídia, seja pelo gigantesco console entre os bancos, que traz uma inusitada régua com mais de uma dezena de botões enfileirados. O ambiente é todo revestido em couro e capricha nos materiais de acabamento.
Compradores poderão escolher entre três modelos de bancos (Foto: Divulgação)
Tal como ocorre em outros Chevrolet, o novo Corvette traz sistema de som premium da marca Bose e oferece diferentes cores para a cabine — são seis opções de tons para as peças de acabamento e os cintos de segurança. Entre os equipamentos, há ajuste elétrico com memória para o banco do motorista e um gravador de dados com câmera, que permite gravar cenas de diversão na pista e até ver como se comportou o manobrista.
Acabamento está mais luxuoso e traz peças de fibra de carbono (Foto: Divulgação)
Outro recurso interessante (que serviria bem aos brasileiros) é o sistema que eleva em 4 centímetros a suspensão dianteira, para não raspar em rampas e lombadas. O novo Corvette começa a ser produzido no fim deste ano na fábrica de Bowling Green, no estado de Kentucky (EUA). Infelizmente não há previsão de importação para o Brasil.
Corvette C8 fica mais alinhado aos supercarros europeus (Foto: Divulgação)
Motor V8 agora fica exposto na traseira, quase sobre o eixo (Foto: Divulgação)