O radiador é um componente que faz parte do sistema de arrefecimento do carro que serve para esfriar o motor, evitando que o calor excessivo provoque a dilatação excessiva ou mesmo a fusão das peças, juntas, mangueiras ou do próprio motor. O motor não deve ficar realmente “frio”, mas com uma temperatura ideal para a excelente viscosidade do óleo, diminuição do atrito, otimização da combustão, dentre outras exigências.
Existem radiadores de água e radiadores de óleo, para também esfriar o óleo do motor. Neste artigo falamos sobre os radiadores de água.
Sem entrar muito em detalhes, o radiador permite a troca de calor entre carro e o ambiente. A água que passa pela radiador percorre partes do motor, retirando calor. Ao passar pelo radiador a água está quente e o calor da mesma é passado para o ar ambiente e a água esfria novamente.
O radiador geralmente fica bem na parte frontal do veículo, por onde o ar é compelido quando o veículo está em movimento. Existe também uma grande ventoinha que liga automaticamente quando é necessário passar ainda mais ar pelo radiador.
O principal componente do sistema de “esfriamento” do carro é o líquido de arrefecimento, que em geral é água, com ou sem algum aditivo.
Mas para que serve o aditivo do radiador? A função deste aditivo é aumentar o ponto de ebulição da água para que ela não ferva ao chegar a 100 graus. Os motores muitas vezes trabalham melhor em temperaturas maiores que 100 graus e isto faria a água evaporar.
Os bons aditivos tem também detergentes que limpam as partes internas do motor. Ao retirar a sujeira podem aparecer vazamentos que antes estavam tampados pelas impurezas. Alguns dos casos em que é necessário trocar a água do radiador e o aditivo são:
- Água do radiador fervendo : talvez um bom aditivo resolva, mas é melhor levar a um mecânico para conferir.
- Água do radiador baixando : podem existir vazamentos em mangueiras ou em outras partes do sistema. O sistema é hermeticamente fechado e isto não deveria ocorrer. Leve o carro ao mecânico para conferir.
- Água escura ou muito suja : os aditivos lavam a parte interna do sistema e devem ser trocados para tirar a sujeira de vez em quando.
Cuidados ao completar a água do radiador:
- Espere o carro esfriar antes de abrir a tampa ou você poderá sofrer algum acidente
- Com o carro frio, abra a tampa lentamente para aliviar a pressão interna
Espero que você agora entenda um pouco mais sobre seu carro e consiga se decidir se é o momento certo de trocar o líquido de arrefecimento!
Fonte: https://www.carrodegaragem.com/quando-trocar-a-agua-do-radiador-e-o-aditivo/