A compra de um veículo é considerada como um investimento em diversos lugares do mundo. No Brasil isso acaba sendo ainda mais válido, uma vez que os custos para compra de um carro são bastante elevados quando comparados com outros países. O problema é que, diferentemente dos investimentos em imóveis, na grande maioria dos casos as pessoas perdem dinheiro ao comprar um carro.
Isso acontece devido a desvalorização dos veículos, causado principalmente pelo desgaste do conjunto mecânico como um todo e também pelo lançamento de veículos mais modernos e eficientes com o passar do tempo. Mas existem algumas dicas para conseguir manter, pelo menos um pouco, do valor do veículo e sair menos no prejuízo no momento da venda.
Confira algumas dicas para reduzir a desvalorização do carro:
Mantenha a pintura em dia
Um dos elementos que mais desvaloriza os carros é a pintura descuidada. São os famosos desgastes e arranhões que vão aparecendo com o passar dos anos e que depende bastante da forma como ele é utilizado. Neste caso, a prevenção acaba sendo a melhor solução. E os cuidados periódicos com os problemas que vão surgindo são importantes para reduzir as perdas de valores.
Fique atento aos ruídos
Os famosos barulhos que vão surgindo durante o tempo de utilização do carro também são apontados por especialistas como uma grande causa de desvalorização do veículo no momento da venda. Eles costumam aparecer especialmente em carros que andam muito em estradas esburacadas ou de terra. Assim que eles surgirem, o mais recomendado é levar o carro para avaliação.
Tenha cuidado com bancos e revestimentos
Algo que costuma causar uma grande má impressão em quem vai comprar um carro é o mau estado dos bancos ou dos revestimentos no momento em que a pessoa entra no veículo pela primeira vez. Rasgões e desgastes podem acabar dando a impressão de que o veículo é mais velho do que realmente é.
Deixe o carro perfumado
Na hora das visitas dos compradores, manter um odor agradável dentro do veiculo também pode fazer toda a diferença. Evitar fumar dentro do veículo com as janelas fechadas, por exemplo, é uma boa dica para que ele não fique impregnado com este cheiro.
Cuidado com as customizações
Por mais que alguns motoristas vejam as customizações como investimento, na grande maioria dos casos elas acabam desvalorizando o veículo no momento da venda. Portanto, tenha cautela nas alterações feitas.
Fonte: https://salaodocarro.com.br/dicas/5-dicas-manter-carro-mais-valorizado.html