A partir desta quarta-feira, 29 de janeiro, passa a valer a resolução 518 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Trata-se de uma medida que deixa os automóveis mais seguros, com três itens de segurança: cintos de segurança de três pontos, fixação do tipo Isofix para cadeirinha infantil e apoios de cabeça para todos os ocupantes. Agora, todos os veículos produzidos no Brasil devem entregar esses itens.
A regra do Conselho Nacional de Trânsito foi publicada há cinco anos (em janeiro de 2015). Apesar disso, cinco modelos da Volkswagen não se adaptaram para ter os itens de segurança exigidos. São eles: Fox, Gol, Saveiro, Up e Voyage.
Até ontem (último dia antes da lei entrar em vigor), outros seis veículos não ofereciam os cintos de segurança de três pontos, fixação do tipo Isofix para cadeirinha infantil e apoios de cabeça para todos os ocupantes. São eles: Citroen C3, Fiat Doblò, Fiat Strada, Fiat Grand Siena, Renault Kwid e Nissan March.
Em entrevista ao portal G1, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen, disse que a empresa irá “adequar o portfólio às regras do país” e alguns podem sair de linha. A Volkswagen também disse que “no momento certo, fará os anúncios necessários”. Ainda ao portal G1, Renault, Nissan e Fiat disseram que já atualizaram seus modelos. Já a Citroen, por sua vez, disse ao G1 que “todos os veículos fabricados a partir do dia 29 de janeiro de 2020 contarão com os equipamentos exigidos pela nova lei”.
Em comparação com o subabdominal, o cinto de três pontos é mais eficiente na proteção dos passageiros; ele foi criado pela Volvo. O encosto de cabeça proporciona mais proteção ao pescoço caso haja uma colisão na parte de trás do veículo. Já a fixação para cadeirinhas Isofix ajuda a evitar que o cadeirinha ou bebê-conforto se movimente, garantindo a proteção.
[Fonte: Portal G1]