Se você deseja vida longa ao seu carro, pratique dez atitudes que evitam pequenos defeitos e futuros prejuízos.
Como todas as máquinas, o carro é um equipamento que exige cuidados para "viver" por mais tempo. Medidas simples e preventivas podem alongar a vida útil da sua "viatura", e não estamos falando só da carcaça, é preciso ficar de olho na forma de condução e nos cuidados básicos, que se feitos em dia, podem valorizar o automóvel na venda, além de garantir economia e segurança ao proprietário.
Confira 10 dicas que prolongam a vida do possante do motor à pintura:
#1 Manter os pneus sempre calibrados: Segundo pesquisa encomendada pela Michelin, 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.
#2 Verificar sempre o nível do fluído do radiador: O radiador resfria o motor do carro fazendo circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluido fica no nível baixo, fazendo o motor superaquecer e causando danos potencias no veículo.
#3 Verificar o nível de óleo: É recomendado verificar o nível de óleo antes de fazer o veículo funcionar pela primeira vez no dia. O óleo serve para lubrificar, limpar, proteger e ainda ajuda na refrigeração do motor. Se estiver muito velho ou abaixo do nível ideal, o funcionamento do carro fica prejudicado e a vida útil da máquina diminui. Faça isso a cada duas semanas.
#4 Abastecer sempre em postos de confiança: Este item é mais que óbvio! Gasolina adulterada prejudica o veículo por inteiro.
#5 Cuidado para não perder a garantia: Fique de olho no prazo da garantia, é sempre melhor para o automóvel ter as peças originais de fábrica.
#6 Conferir parte elétrica: Com o impulso dos avanços tecnológicos, 90% do funcionamento do carro está relacionado a parte elétrica. Falha na buzina, nas luzes e no trio elétrico mostram que algo está desconectado. Fique atento aos mínimos sinais e verifique sempre a parte elétrica para não ter supresa em trajetos curtos e estradas.
#7 Cuidado com a lavagem do carro: Alguns tipos, como lavagem a seco com esfregões enormes, podem prejudicar a pintura e até a lataria do carro.
#8 Conduzir com precaução: Seu carro não é um super herói. Cuidado na condução evita prejuízos a curto prazo, como pisar bruscamente na embreagem, passar de lado nas lombadas, fazer esforço no volante durante as curvas, arrancar em subidas gastando pneus etc. Cautela em todos os movimentos.
#9 Cautela na hora de estacionar: Estacionar com as rodas viradas pode prejudicar o braço da suspensão.
#10 Fique e olho nos ruídos da suspensão: A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo. Ela absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também mantem as quatro rodas no chão para auxiliar no desempenho do automóvel. É importante fazer alinhamento uma vez por mês e ficar atento aos barulhos estranhos do carro para evitar prejuízos maiores lá na frente.
Fonte: https://www.irmaosfeitosaveiculos.com.br/dicas/117-10-dicas-para-manter-o-carro-sempre-novo.html