A Audi foi ligeiramente mais rápida que a BMW e acabou sendo a primeira montadora a lançar no mercado um carro equipado com faróis a laser. Trata-se do esportivo R8 série especial LMX, cujas vendas já foram iniciadas em mercados como a Alemanha ao preço de 210 mil euros (algo em torno de R$ 640 mil). Junto à novidade tecnológica, o modelo traz pintura especial e uma série de detalhes exclusivos. Apenas 99 unidades serão produzidas.
A Audi diz que a tecnologia consiste em um módulo emissor de laser instalado em cada farol que, por sua vez, gera um cone de luz com o dobro do alcance obtido nos faróis convencionais totalmente a LEDs. Quatro diodos emissores de laser de alta potência compõem o módulo. Dessa forma, em apenas 300 milésimos de milímetro de diâmetro eles geram um facho de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros.
Sob o capô, o R8 LMX conta com um motor V10 5.2 capaz de render 570 cavalos e 55,1 kgfm de torque. O câmbio é sequencial de sete marchas com tração integral. De acordo com dados de fábrica, o conjunto leva o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos com máxima de 320 km/h.
http://carplace.virgula.uol.com.br/audi-r8-lmx-e-o-primeiro-automovel-de-serie-do-mundo-com-farois-a-laser/