Ainda temos pessoas que acham que o veiculo irá economizar se desengatar (famosa banguela). Isso acontecia para alguns veículos carburados, pois nem todos economizavam dessa forma, sem contar a segurança dos ocupantes. Caso o veiculo morresse (para de funcionar) ficava “sem freios”.
Hoje todos os veículos que possuem o sistema de injeção Eletrônica (ECU) têm uma estratégia que se chama CUT – OFF. A ECU (o mais importante componente do sistema de Injeção eletrônica, por muitos chamada de cérebro, pois recebe as informações proveniente dos sensores; analisa, compara à parâmetros pré estabelecidos e finalmente, comanda os atuadores para manter o motor em funcionamento sob qualquer condição climática. E acima de tudo, com a melhor eficiência possível.) é responsável pelo corte de combustível (CUT – OFF) em caso da rotação do motor (RPM) estiver acima de 1500rpm e ninguém estiver pisando no acelerador e com o veiculo engrenado.
Ex: Caso você esteja com o seu veiculo na estrada a 100 Km/h e em uma descida, nessa velocidade a rotação do motor deve estar mais ou menos a 3.000 rpm nesse momento se tira totalmente o pé do acelerador, o carro irá continuar andando e a Central da Injeção (ECU) irá cortar completamente o sistema de combustível, caso mantenha o veiculo engrenado e dessa forma não se perde o freio pois o sistema continua tudo ligado.
Hoje todos os veículos que possuem o sistema de injeção Eletrônica (ECU) têm uma estratégia que se chama CUT – OFF. A ECU (o mais importante componente do sistema de Injeção eletrônica, por muitos chamada de cérebro, pois recebe as informações proveniente dos sensores; analisa, compara à parâmetros pré estabelecidos e finalmente, comanda os atuadores para manter o motor em funcionamento sob qualquer condição climática. E acima de tudo, com a melhor eficiência possível.) é responsável pelo corte de combustível (CUT – OFF) em caso da rotação do motor (RPM) estiver acima de 1500rpm e ninguém estiver pisando no acelerador e com o veiculo engrenado.
Ex: Caso você esteja com o seu veiculo na estrada a 100 Km/h e em uma descida, nessa velocidade a rotação do motor deve estar mais ou menos a 3.000 rpm nesse momento se tira totalmente o pé do acelerador, o carro irá continuar andando e a Central da Injeção (ECU) irá cortar completamente o sistema de combustível, caso mantenha o veiculo engrenado e dessa forma não se perde o freio pois o sistema continua tudo ligado.