rolamento_abreDurante a checagem de rotina de itens, como filtros, lubrificantes, pneus e rodas, a maioria dos motoristas acaba se esquecendo de conferir outro importante componente, o rolamento.

A peça instalada no eixo da roda também deve ser inspecionada periodicamente  para garantir a segurança do veículo. De acordo com Alexandre Santana, consultor técnico da SKF do Brasil, uma das maiores empresas do ramo, “um rolamento danificado pode travar a roda, fazendo o veículo perder o controle e provocar acidentes gravíssimos”.

O especialista recomenda ainda que a inspeção do componente seja feita a cada 20 mil quilômetros. “A exemplo de outras partes da suspensão do veículo, esta peça merece atenção igual e deve ser checada durante a manutenção preventiva por ser considerada um item de segurança”, explicou Santana.

Outro aspecto importante que deve ser observado na manutenção de um rolamento é o seu tempo de vida útil que, de acordo com o especialista, dura cerca de 60 mil quilômetros. “O mais prudente é fazer a troca dentro desse período para evitar desgastes excessivos e incidentes”, recomenda.

Se a substituição for prorrogada e o rolamento apresentar problemas, o proprietário do veículo poderá ter gastos extras por conta do desgaste em outros componentes do sistema rodante. As falhas no conjunto podem levar à substituição de mais peças e aumentar as despesas com a manutenção.

Além da revisão dos rolamentos a cada 20 mil quilômetros, o motorista também pode detectar um problema por meio de ruídos. “Sempre que houver algum barulho, o proprietário deve levar o veículo até uma oficina e pedir para checar não só os freios e os pneus, mas também os rolamentos”, disse Santana.

 

Confira algumas dicas do especialista Alexandre Santana para manter o rolamento de seu veículo em bom estado de funcionamento:

+Os rolamentos têm vida útil de cerca de 60 mil quilômetros, período que deve ser levado em consideração durante a inspeção periódica e para troca preventiva do componente.

+Ruídos percebidos próximos à roda podem ser provenientes do rolamento. Peça a um mecânico de sua confiança para conferir as condições da peça.

+A garantia do produto está ligada à qualidade do serviço de quem instala a peça. Por isso, tenha atenção na escolha do responsável pelo serviço.

+Ao adquirir um novo produto para a substituição, o consumidor deve dirigir-se a lojas idôneas. Exija sempre peças originais e de fabricantes reconhecidos no mercado. Em caso de dúvida quanto à procedência ou qualidade do componente, entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa.

 

Fonte: http://carsale.uol.com.br/editorial/noticia/11244-manutencao-dos-rolamentos-pode-evitar-acidentes

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Lenda - Pneus novos devem ser usados sempre na dianteira.

 
Realidade - O hábito de manter os pneus mais desgastados na traseira pode levar a um comportamento perigoso em curvas com piso molhado. Se esse eixo escapar, o motorista terá de ter habilidade de piloto para corrigir a derrapagem. Por isso, é preferível uma escapada de dianteira, cuja correção é instintiva, bastando aliviar o acelerador e esterçar mais o volante para dentro da curva. Por falar em pneus, não se comova - relacionando a um carro bem-cuidado - com o argumento de que "o estepe nunca rodou". Além do quê isso nada significa, pois o pneu pode acabar sem utilidade se vencer o prazo de cinco anos de vida útil da borracha.

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