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Se você deseja vida longa ao seu carro, pratique dez atitudes que evitam pequenos defeitos e futuros prejuízos.
Como todas as máquinas, o carro é um equipamento que exige cuidados para "viver" por mais tempo. Medidas simples e preventivas podem alongar a vida útil da sua "viatura", e não estamos falando só da carcaça, é preciso ficar de olho na forma de condução e nos cuidados básicos, que se feitos em dia, podem valorizar o automóvel na venda, além de garantir economia e segurança ao proprietário.
Confira 10 dicas que prolongam a vida do possante do motor à pintura:
#1 Manter os pneus sempre calibrados: Segundo pesquisa encomendada pela Michelin, 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados. Uma pressão abaixo da recomendada reduz a durabilidade do pneu (em pelo menos 8.000 km), aumenta o consumo de combustível e favorece o risco de explosão e acidentes na pista.
#2 Verificar sempre o nível do fluído do radiador: O radiador resfria o motor do carro fazendo circular o fluido de arrefecimento. Se há vazamento no sistema, o fluido fica no nível baixo, fazendo o motor superaquecer e causando danos potencias no veículo.
#3 Verificar o nível de óleo: É recomendado verificar o nível de óleo antes de fazer o veículo funcionar pela primeira vez no dia. O óleo serve para lubrificar, limpar, proteger e ainda ajuda na refrigeração do motor. Se estiver muito velho ou abaixo do nível ideal, o funcionamento do carro fica prejudicado e a vida útil da máquina diminui. Faça isso a cada duas semanas.
#4 Abastecer sempre em postos de confiança: Este item é mais que óbvio! Gasolina adulterada prejudica o veículo por inteiro.
#5 Cuidado para não perder a garantia: Fique de olho no prazo da garantia, é sempre melhor para o automóvel ter as peças originais de fábrica.
#6 Conferir parte elétrica: Com o impulso dos avanços tecnológicos, 90% do funcionamento do carro está relacionado a parte elétrica. Falha na buzina, nas luzes e no trio elétrico mostram que algo está desconectado. Fique atento aos mínimos sinais e verifique sempre a parte elétrica para não ter supresa em trajetos curtos e estradas.
#7 Cuidado com a lavagem do carro: Alguns tipos, como lavagem a seco com esfregões enormes, podem prejudicar a pintura e até a lataria do carro.
#8 Conduzir com precaução: Seu carro não é um super herói. Cuidado na condução evita prejuízos a curto prazo, como pisar bruscamente na embreagem, passar de lado nas lombadas, fazer esforço no volante durante as curvas, arrancar em subidas gastando pneus etc. Cautela em todos os movimentos.
#9 Cautela na hora de estacionar: Estacionar com as rodas viradas pode prejudicar o braço da suspensão.
#10 Fique e olho nos ruídos da suspensão: A suspensão é responsável pela estabilidade do veículo. Ela absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também mantem as quatro rodas no chão para auxiliar no desempenho do automóvel. É importante fazer alinhamento uma vez por mês e ficar atento aos barulhos estranhos do carro para evitar prejuízos maiores lá na frente.
Fonte: https://www.irmaosfeitosaveiculos.com.br/dicas/117-10-dicas-para-manter-o-carro-sempre-novo.html
Com dicas simples, visitar o posto de combustível será mais raro (Foto: ThinkStock)
As fábricas gastam bilhões de dólares anualmente para desenvolver carros e motores cada vez mais econônicos. Mas há atitudes simples que ajudam você a visitar menos o posto de combustível e, de quebra, fazer seu carro durar mais.
As atitudes de fazer um veículo rodar o máximo possível com o que tem no tanque ganhou até nome: hypermiling, ou "ultraquilometragem", em uma tradução aproximada.
Essa tendência aumentou com a maior preocupação ambiental de motoristas e também com a popularização dos carros elétricos. Ainda que as baterias estejam evoluindo, a autonomia geralmente menor desse tipo de modelo favorece atitudes que evitam desperdício de energia.
E se você é da turma do pé direito pesado, não precisa fechar a matéria. Afinal, economizar combustível não tem a ver só com andar (um pouco) mais devagar. Na verdade, às vezes você pode até ser mais rápido que outros motoristas. Veja as principais dicas para poupar mais a seguir:
Não dirija olhando para o capô
Olhe mais à frente e consiga se antecipar ao trânsito (Foto: Reprodução)
Essa dica vai além da economia e inclui também a segurança. Ao ver mais à frente para onde o carro está indo, você pode evitar acidentes ou perceber com antecedência que um veículo em sua faixa parou ou o semáforo acabou de fechar.
Isso lhe dará tempo para que você escolha uma faixa livre ou reduza a velocidade de forma gradual, reduzindo o tempo que for ficar parado no semáforo e, de quebra, diminuindo o risco de assaltos.
Ponto morto, só para o computador
Primeiro híbrido nacional, o EQ Boost desliga o motor a altas velocidades (Foto: Divulgação)
Muitos modelos modernos possuem o recurso de coasting, quando o câmbio se desacopla do motor para aproveitar a energia cinética do carro. No caso do híbrido parcial Mercedes C200 EQ Boost, o motor até se desliga nessa situação.
Agora, a não ser que seu carro seja um desses modelos, nunca coloque o câmbio em ponto-morto em descidas ou qualquer outra situação. Todos os automóveis modernos usam injeção eletrônica, que corta o envio de combustível ao motor quando o acelerador é aliviado.
Questão de pressão
Sem medo de sujar a mão: pneu calibrado é garantia de economia (Foto: Shutterstock)
Uma pesquisa da Pirelli revelou que, em média, 80% dos carros rodam por aí com os pneus descalibrados. Além do impacto na dinâmica (com piora no conforto, ruído e até frenagens), rodar abaixo da pressão mínima indicada pela fabricante aumenta o consumo de combustível.
Uma diferença de 20% na calibragem pode aumentar o gasto de combustível em mais de 10%. Pode parecer pouco, mas a diferença acumulada ao longo de um ano pode ser suficiente para comprar um pneu novo. Aliás, usar a pressão correta também aumenta a durabilidade dos pneus.
Os sistemas de alerta ou monitoramento de pressão ajudam o motorista a evitar isso, mas eles só cumprem sua função se forem devidamente ajustados. E nunca é demais reforçar: a calibragem só deve ser feita com os pneus frios, logo que você sair com o carro de casa.
Ar-condicionado ou vidro aberto?
Se o ar-condicionado for automático, prefira ajustar a temperatura entre 22ºC e 24ºC (Foto: Oswaldo Palermo/Autoesporte)
Ter uma cabine refrigerada sempre vai implicar em maior gasto com combustível (e uma leve piora de desempenho, em modelos de baixa potência). Mas há uma situação em que ligar o ar-condicionado pode ser mais eficiente.
Isso ocorre especificamente em viagens onde você irá rodar a 100 km/h ou mais de forma constante. Em altas velocidades abrir as janelas faz com que a resistência aerodinâmica do carro piore drasticamente, sendo mais eficiente usar o ar-condicionado.
E, se seu modelo tiver o controle automático de temperatura, procure selecionar um valor entre 22ºC e 24ºC e acione o modo "Auto". Isso fará com que o equipamento se ajuste conforme a cabine for resfriando e pode melhorar o consumo de combustível ao reduzir a demanda do compressor do ar-condicionado.
Porta-malas, não armário
Porta-malas cheio, só se for para viajar (Foto: Divulgação)
Cada grama que o veículo carrega resulta em mais combustível gasto e menos desempenho. Por isso de nada dianta comprar um modelo projetado para ser o mais leve possível, mas deixar um monte de tralha no porta-malas ou cabine.
Mantenha no carro apenas o essencial e lembre-se: automóvel vazio é sinônimo de bolso cheio. Além de gastar menos, componentes como freios, pneus e suspensão irão durar mais.
Não esquente a cabeça (e nem o motor)
Os mais velhos certamente vão lembrar da rotina de ligar o carro antes do café da manhã para que o motor já estivesse na temperatura adequada quando você for sair.
Além de desnecessário e gastar um combustível precioso, essa atitude é perigosa. Muitas garagens não possuem a ventilação adequada e o acúmulo de monóxido de carbono produzido pelo carro pode ser fatal.
Por isso, no começo do dia, não tenha receio de sair com o carro logo após a partida. Vale apenas acelerar com moderação e evitar altas rotações enquanto o motor não chegar à temperatura ideal de trabalho — algo que não leva mais de dez minutos nos modelos novos.
Otimize o trajeto
Mudar o caminho pode resultar em economias significativas de combustível (Foto: Divulgação)
Normalmente aplicativos como o Google Maps ou Waze procuram indicar o caminho mais rápido entre os dois pontos. Mas isso não significa que a rota seja a mais adequada do ponto de vista energético.
Uma via expressa sem semáforos, por exemplo, permite poupar mais combustível do que uma avenida com muitos cruzamentos, com inevitáveis paradas.
Para quem conta cada mililitro de combustível gasto, até a topografia conta. Pode valer fazer um caminho mais longo do que subir uma grande ladeira, por exemplo. Sem falar no horário: evitar o trânsito do início e fim do dia vai reduzir o tempo preso em engarrafamentos e, claro, no combustível perdido no anda-e-para.
Sem economia na oficina
Trocar o óleo periodicamente garante a saúde do motor e da sua carteira (Foto: Reprodução)
Aquele gasto extra na hora de levar o carro no conserto vai garantir economia constante. Trocar o óleo no período correto e sempre substituir os filtros de ar, óleo e combustível vão permitir que o motor trabalhe sempre na máxima eficiência prevista pela fábrica.
Não vale apelar para produtos milagrosos vendidos na internet que prometem reduções exponenciais no consumo. Além de nunca cumprirem com o prometido, eles podem, ao invés disso, até piorarem a eficiência do motor.
Live dia 22/07 com nossos parceiros Bruno Zottis e Hailton Viana!
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