02_cooler-fan-ventoinha-ventilador-120mm-para-gabinete-pc-spire_grande

 

 

 

Lenda - Deve-se aguardar a parada da ventoinha para desligar o motor.

 
Realidade - As ligas metálicas dos motores atuais suportam alta temperatura sem danos. A função da ventoinha é criar fluxo de ar com o motor em funcionamento: não é necessário refrigerá-lo após desligado - por isso em alguns carros ela pára quando se desliga a ignição. Há quem se preocupe tanto com isso que chega a abrir o capô em intervalos da viagem para o motor esfriar...

Lenda - Para menor consumo, use sempre aceleração leve.


images

 

Realidade - Poucas lendas são tão arraigadas como essa. Embora não pareça, é acelerando fundo, desde que em rotações baixas, que se obtém o menor consumo específico (ou seja, em relação À potência obtida) nos motores a quatro tempos do ciclo Otto - a gasolina, álcool e gás natural. A razão é que o acelerador pouco aberto dificulta a aspiração do ar e gera perdas de bombeamento. Origem do efeito de frei-motor quando se corta a aceleração. Portanto, entre usar quarta ou quinta marcha para vencer uma subida a 100 km/h, por exemplo, prefira a quinta, mesmo que precise pisar mais no acelerador. Nos motores a dois tempos ou movidos a diesel, porém, a lenda está certa: deve-se abrir o mínimo possível o acelerador.

Conecte-se com a gente!

Antes de sair, faça uma visita em nossas redes sociais!

Curta, compartilhe e faça parte da nossa história você também!

facebook azul youtube original

Oficinas Credenciadas

Área Restrita