Escala muda em velocidades menores para facilitar uso urbano (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Por que a graduação do velocímetro de alguns automóveis, como o Gol, varia conforme a velocidade? – Artur Fernando Valgoi, Maravilha (SC)
Por uma questão estética e também para ajudar no uso urbano.
No caso da Volkswagen, a marca alega que procura deixar o índice de 100 km/h na parte superior do círculo, aumentando o campo visual das velocidades abaixo disso — mais comuns na cidade.
Pelo mesmo motivo, a escala do ponteiro também pode variar: em baixas velocidades cada barra equivale a 10 km/h, ao passo que que acima dos 60 km/h o intervalo sobe para 20 km/h.
Outra característica de alguns VW é uma faixa vermelha destacando as velocidades de 30 e 50 km/h, que são os limites mais comuns dentro das cidades europeias.
O velocímetro do Corvette já permitia a mudança entre km/h e mph (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Um problema comum enfrentado pelas montadoras é a produção de um painel compatível com países que usam sistema métrico (km/h) ou imperial (mph).
Por muito tempo a solução era simples: colocar as duas escalas simultaneamente no velocímetro. Isso permitia à marca fazer um só cluster para todos os carros, dando ganho de escala e reduzindo custos.
Só que, além de dificultar a leitura do sistema “secundário”, com letras menores, o conceito criava um paradigma cultural. Afinal, qual escala teria destaque? Usando milhas, como nos Estados Unidos e Inglaterra, ou quilômetros?
Com a tecnologia veio a solução final. Nos modelos com velocímetro digital, basta mudar a configuração do computador de bordo.
O radiador é um componente que faz parte do sistema de arrefecimento do carro que serve para esfriar o motor, evitando que o calor excessivo provoque a dilatação excessiva ou mesmo a fusão das peças, juntas, mangueiras ou do próprio motor. O motor não deve ficar realmente “frio”, mas com uma temperatura ideal para a excelente viscosidade do óleo, diminuição do atrito, otimização da combustão, dentre outras exigências.
Existem radiadores de água e radiadores de óleo, para também esfriar o óleo do motor. Neste artigo falamos sobre os radiadores de água.
Sem entrar muito em detalhes, o radiador permite a troca de calor entre carro e o ambiente. A água que passa pela radiador percorre partes do motor, retirando calor. Ao passar pelo radiador a água está quente e o calor da mesma é passado para o ar ambiente e a água esfria novamente.
O radiador geralmente fica bem na parte frontal do veículo, por onde o ar é compelido quando o veículo está em movimento. Existe também uma grande ventoinha que liga automaticamente quando é necessário passar ainda mais ar pelo radiador.
O principal componente do sistema de “esfriamento” do carro é o líquido de arrefecimento, que em geral é água, com ou sem algum aditivo.
Mas para que serve o aditivo do radiador? A função deste aditivo é aumentar o ponto de ebulição da água para que ela não ferva ao chegar a 100 graus. Os motores muitas vezes trabalham melhor em temperaturas maiores que 100 graus e isto faria a água evaporar.
Os bons aditivos tem também detergentes que limpam as partes internas do motor. Ao retirar a sujeira podem aparecer vazamentos que antes estavam tampados pelas impurezas. Alguns dos casos em que é necessário trocar a água do radiador e o aditivo são:
Cuidados ao completar a água do radiador:
Espero que você agora entenda um pouco mais sobre seu carro e consiga se decidir se é o momento certo de trocar o líquido de arrefecimento!
Fonte: https://www.carrodegaragem.com/quando-trocar-a-agua-do-radiador-e-o-aditivo/