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A FCA – Fiat Chrysler Automóveis convoca os proprietários dos veículos Fiat Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea, Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena, Strada e Uno, ano/modelo 2016 e 2017, todas as versões, para providenciar gratuitamente a verificação e, se necessária, a substituição do alternador.

A fabricante de automóveis detectou que, na hipótese de falha do alternador, poderá ocorrer o funcionamento irregular do motor e, em casos extremos, o seu desligamento inesperado. O tempo estimado para inspeção e reparo é de 1 (uma) hora.

A partir de 24 de maio de 2017, os proprietários podem agendar a visita previamente em uma concessionária Fiat. A consulta dos números de chassi pode ser feita pelo telefone 0800 707 1000 ou pelo site www.fiat.com.br

Confira mais detalhes sobre os modelos envolvidos abaixo:

BRAVO
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD19828SGB002255 a 9BD19821SGB003127
Nº de carros envolvidos: 711

DOBLÒ
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD11940SG1136173 a 9BD11940SG1138373
Nº de carros envolvidos: 1.372

DOBLÒ FURGÃO
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD22315SG2042125 a 9BD22315SG2043427
Nº de carros envolvidos: 458

FIORINO
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD26512MG9060064 a 9BD2651JHH9069365
Nº de carros envolvidos: 3.146

GRAND SIENA
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD19716TG3299361 a 9BD19713MH3317077
Nº de carros envolvidos: 12.939

IDEA
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD13571TG2286584 a 9BD13531SG2288131
Nº de carros envolvidos: 1.278

LINEA
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD1105BSG1578779 a 9BD1105BSG1579566
Nº de carros envolvidos: 375

NOVO PALIO (Fabricação Brasil)
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD19627ZH2290717 a 9BD19627ZH2291459
Nº de carros envolvidos: 99

NOVO PALIO
(Fabricação Argentina)
Ano/Modelo: 2016/2016
Chassis envolvidos (não sequenciais): 8AP19627ZH4171599 a 8AP19627ZH4180620
Nº de carros envolvidos: 20

PALIO FIRE
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD17122ZG7587218 a 9BD17122ZG7604840
Nº de carros envolvidos: 7.889

PALIO WEEKEND
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD37415TG5089163 a 9BD37412FH5094025
Nº de carros envolvidos: 2.515

SIENA
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD37217MG4065134 a 9BD372378G4066021
Nº de carros envolvidos: 17

STRADA
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD57837SGB082105 a 9BD5781FFHY131456
Nº de carros envolvidos: 28.935

UNO
Ano/Modelo: 2016/2017
Chassis envolvidos (não sequenciais): 9BD195A4ZG0756156 a 9BD195524H0773067
Nº de carros envolvidos: 10.986

 

 

 

Fonte: O Mecanico

 

 

Recall: Toyota chama Corolla, Etios, Hilux e SW4 por problema no airbag


A Toyota divulgou um comunicado chamando mais de 500 mil veículos da marca para recall por conta de problemas no sistema de airbag. Os modelos envolvidos são: Corolla (222.518 unidades), Etios (138.346) e Hilux e SW4 (176.866).

O defeito foi detectado no deflagador, componente que integra o sistema de airbag do motorista. A Toyota constatou que a peça pode ser degradada após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade. Em casos de colisão, o deflagrador pode romper e liberar fragmentos de metal, que são capazes de causar danos materiais e lesões físicas.

 

Confira os veículos que estão envolvidos no recall e as datas para a realização dos serviços, que devem ser agendados em uma das concessionárias da marca. Para mais informações acesse www.toyota.com.br.

 

COROLLA
 

Modelo

Airbag envolvido

Data de Fabricação

Chassis envolvidos

Código alfanumérico

Últimos 8 dígitos do chassi

Corolla

Motorista

Outubro/2013
a Dezembro/2014

9BRBLWHE*
9BRBDWHE*
9BRBD3HE*

F0001002 a F0022219
F0200007 a F0250230
F0200001 a F0250216

Passageiro dianteiro

Janeiro/2010
a Dezembro/2012

9BRBB42E*
9BRBB48E*
9BRBD48E*

A5116534 a B5158588
A5116531 a A5126284
A2500001 a D2602035

 

Airbag do passageiro dianteiro:

 

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 26 de junho de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

 

Airbag do motorista:

Etapa Única: A partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre outubro de 2013 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

 

ETIOS

 

Modelo

Airbag envolvido

Data de Fabricação

Chassis envolvidos

Código alfanumérico

Últimos 8 dígitos do chassi

Etios

Motorista

Janeiro/2014
a Dezembro/2014

9BRK29BT*
9BRK19BT*
9BRB29BT*

D0001031 a F0051789
D2000025 a F2045086
D2000038 a F2069135

Passageiro dianteiro

Agosto/2012
a Dezembro/2014

9BRK29BT*
9BRK19BT*
9BRB29BT*

D0001001 a F0051789
D2000000 a F2045086
D2000000 a F2069135

 

Airbag do passageiro dianteiro:

 

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 07 de agosto de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

 

Airbag do motorista:

Etapa Única: a partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre janeiro de 2014 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

 

HILUX e SW4

Modelo

Data de Fabricação

Chassis envolvidos

Código alfanumérico

Últimos 8 dígitos do chassi

Hilux &
SW4

Outubro/2011 a Dezembro/2014

8AJCX32G*
8AJDR22G*
8AJDY22G*
8AJEX32G*
8AJEX39G*
8AJEZ32G*
8AJFR22G*
8AJFX22G*
8AJFX29G*
8AJFY22G*
8AJFY29G*
8AJFZ22G*
8AJFZ29G*
8AJYU59G*
8AJYY52G*
8AJYY59G*
8AJYZ59G*
8AJZX62G*

B2000837
C4016137 a C4017023
C7000003 a F7007713
B4032475 a F4039754
B3000003 a F3001480
B1009150
C455263 a C4556730
D6004742 a F6005161
B6600002 a F6607508
C8000000 a F8021050
C8500000 a F8581257
B5017357 a C5019149
C6140912 a C6156535
B9000738 a D9000743
C6000000 a F6000160
C6500000 a F6529363
C3054900 a C3060474
B5001025 a F5008366

 

Medidas corretivas: a partir de 19 de junho de 2017, a Toyota substituirá o deflagrador da bolsa do airbag do motorista.

 

 

 

Fonte: Garagem360

Mais de 20 mil unidades produzidas entre os anos de 2013 e 2016 foram convocadas pelo fabricante no Brasil


Ford Fusion 2013 (Foto: Ford)

Ford anunciou um recall de 20.020 unidades do Fusion, todos fabricados entre os anos de 2013 e 2016, para reparar um possível problema nos cintos de segurança dianteiros dos veículos. De acordo com o fabricante, há o risco de retenção inadequada dos passageiros, o que pode aumentar o risco de lesões em caso de acidentes.

 

Segundo a marca, “o cabo de fixação do mecanismo de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros fica exposto a altas temperaturas geradas pelo acionamento do pré-tensionador do cinto, o que pode diminuir a resistência do cabo à tração”. O reparo gratuito, conforme determina a lei, consiste na instalação de um revestimento isolante e tem duração estimada de duas horas, que pode variar dependendo do fluxo de atendimento.

 

Ford Fusion 2013 (Foto: Ford)

 

Confira os chassis convocado


2013: DR135710 até DR352208, com data de produção de 5 de outubro de 2012 até 16 de julho de 2013

2014: ER116002 até ER188359, com data de produção de 29 de junho de 2013 até 28 de junho de 2014

2015: FR100025 até FR186937, com data de produção de 21 de abril de 2014 até 30 de outubro de 2014

2016: GR334547, produzido em 17 de fevereiro de 2016

 

Para dúvidas e contato, a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 e o site oficial.

 

Direitos do consumidor

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

 

Fonte: Revista Auto Esporte

Ford Ecosport, Chevrolet Equinox e Range Rover Velar são alguns dos modelos que chegarão por aqui nos próximos meses

 

Ford Ecosport 2018 para o mercado norte-americano (Foto: Divulgação)

 

Goste você ou não de SUVs, a importância deles para o portfólio das fabricantes  só tem aumentado. E a demanda por esse tipo de carro ainda está longe de esfriar. Por isso, prepara-se! A trupe ainda vai aumentar. Ainda há vários lançamentos agendados para os próximos meses, de diversos tamanhos e faixas de preço. Se você ainda pretende ter um utilitário esportivo para chamar de seu, confira os modelos mais aguardados para o segundo semestre do ano.

 

Ford Ecosport

Em meados de setembro, o EcoSport reestilizado chega às lojas com chance de, ao menos, voltar a disputar espaço entre os três SUVs compactos mais vendidos. O visual do carro já foi mostrado no início deste ano, no Salão de Detroit. Mas o que pode resgatar os emplacamentos do carro são as alterações mecânicas e a modernização de seu interior, considerado hoje um de seus pontos negativos.



Ford Ecosport 2018 para o mercado norte-americano (Foto: Divulgação)

O novo Eco ganahrá volante parecido com o do Focus e a tela multimídia de oito polegadas será, finalmente, sensível ao toque. Ainda haverá novas entradas auxiliares logo abaixo dos comandos do ar-condicionado eletrônico (apenas uma zona e com comandos redesenhados) e bancos revestidos de couro e tecido (na faixa central).

 

Além disso, aguardamos com ansiedade o novo motor 1.5, que equipará a versão de entrada do SUV. Ele já foi apresentado no Brasil e possui um rendimento de 137 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, números semelhantes aos do 1.0 EcoBoost utilizado no Fiesta topo de linha (125 cv e 17,3 kgfm). Outra boa notícia: o câmbio Powershift deve ser substituído por uma transmissão automática de seis marchas.

 

 

Fonte: Revista Auto Esporte

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