A Ford fez um "mea-culpa" durante a apresentação à imprensa do novo Ford Focus em carroceria de três volumes, esta semana, em São Bernardo do Campo (SP): apesar de ter um bom sedã, segundo as críticas de especialistas, nunca conseguiu ser mais que coadjuvante em vendas por conta do marketing deficiente. A promessa é de mudar tudo com o modelo 2016, que será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (27). Tudo mesmo, até o nome: Ford Focus Fastback.
Segundo a marca, o novo modelo contará com o maior investimento em marketing no produto desde sua estreia no Brasil, duas gerações atrás. Haverá ampla campanha na mídia, incluindo internet, uso de celebridades estrangeiras em propagandas (fica fácil lembrar da escalação do ator hollywoodiano Brad Pitt pela Toyota, no lançamento da segunda geração do Corolla, em 2002) e até testes de clientes com pilotos de competição. Tudo para tentar vender mais.
Isso não basta, claro, daí a importância de seguir a estratégia definida para o hatch (que curiosamente é líder de vendas em seu segmento no país): atualizar o visual em relação ao carro vendido na Europa e Estados Unidos, manter o preço do modelo atual, reduzir o número de versões, ampliar o pacote de equipamentos e fazer mimos ao consumidor atual da Ford, com descontos de 15% na pré-venda e revisões gratuitas. Versões e valores cheios são os seguintes:
- Ford Focus Fastback SE: R$ 77.900
Direção elétrica revista; ar-condicionado; rodas de liga leve aro 17; Advance Trac (freios a disco com ABS e EBD nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade preventivo, de tração e de entrega de torque em curvas, além de assistente em rampa, monitoramento de pressão de pneus e luzes de frenagem emergencial); airbag duplo frontal (obrigatório); chave programável MyKey; sistema de entretenimento Sync com tela colorida de 4,2 polegadas, Bluetooth, duas entradas USB, conexão com aplicativos de celular AppLink e Assistência de Emergência (com acionamento do Samu em caso de acidente); faróis de neblina; acionamento automático de luzes e limpadores de para-brisa; e retrovisor interno anti-ofuscante.
Segundo a Ford, esta configuração será ofertada nas lojas pelo mesmo preço do atual Focus Sedan S.
- Ford Focus Fastback SE Plus: R$ 79.900
Por R$ 2 mil extras, inclui: rodas de 17 polegadas com desenho raiado exclusivo; airbags laterais (quatro no total); bancos revestidos de couro; sensor de estacionamento traseiro; controle de cruzeiro com limitador de velocidade; ar-condicionado automático digital de duas zonas; e volante com borboletas de troca manual e sequencial de marchas.
Estas opções devem rivalizar, segundo a marca, com Corolla GLI, Honda Civic LXR, Chevrolet Cruze LT, Nissan Sentra SV e Volkswagen Jetta Comfortline.
- Ford Focus Fastback Titanium: R$ 87.900
Desenho exclusivo para rodas de 17 polegadas; airbags de cortina (seis no total); sistema multimídia Sync de terceira geração, com tela de 8 polegadas, navegação por GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e sistema de som Sony com nove alto-falantes; quadro de instrumentos com tela multifuncional de 4,2 polegadas; chave inteligente e partida por botão.
- Ford Focus Fastback Titanium Plus: R$ 96.900
Por R$ 9 mil a mais, acrescenta: assistente de frenagem automático (para o carro a 20 km/h, reduz impacto a até 50 km/h); faróis bi-xenônio adaptativos; sensor de estacionamento dianteiro; assistente de estacionamento para vagas paralelas (entrada e saída) e perpendiculares; retrovisores externos com rebatimento elétrico; banco do motorista com ajuste elétrico; e teto solar.
Neste caso, executivos da Ford fazem questão de ressaltar que o valor "não ultrapassa os R$ 100 mil", em menção velada ao Toyota Corolla Altis 2016, que custa R$ 100.900, apesar de não ter itens como controle de estabilidade e tração.
Na mira da marca, porém, estão Corolla XEi, Civic EXR, Cruze LTZ e Sentra Unique.
São noves cores na paleta, três além da atual (cinza Moscou, prata Viena e azul Aurora), a maior parte com variações de preto e prata, além de vermelho e branco.
Em todas as versões, o Focus Fastback é equipado com o conhecido motor DirectFlex, com injeção direta, 2 litros e potência de 175/178 cv, além de torque de 21,5/22,5 kgfm (para gasolina/etanol), com revisão da proteção térmica, desligamento de cilindros para proteção e desligamento automático do motor, após 30 minutos em marcha lenta (evitando transtornos a motoristas que tenham esquecido o motor ligado ao estacionar, por exemplo). Nada de câmbio manual: no três-volumes é sempre o dupla embreagem, de seis marchas, que a marca passa a chamar de sequencial. Há até uma nova alavanca na cabine, diferente da atual.
Estilo segue linguagem da Ford, com traseira discreta, que se emenda suavemente à linha de caimento do teto... como no sedã atual, apesar do novo nome
"Não queremos que o comprador confunda com automático, que usamos com sucesso no Fusion, nem com o automatizado mono-embreagem, que a Ford não usa em qualquer um de seus modelos, por ter uma resposta negativa do mercado", afirmou Oswaldo de Oliveira, da divisão de marketing de produtos da empresa.
"Optamos por 'sequencial', porque a próxima marcha está sempre engatada, pronta para uma troca rápida", completou.
- Baixe e veja a ficha técnica do Focus Fastback 2016
Mimos para fidelizar o cliente
A exemplo do hatchback, o novo Focus Fastback terá "desconto de fidelização" na pré-venda (que começa na segunda, 27) para donos do modelo atual (2014/2015). O abatimento é de 15%: a versão SE passa a custar R$ 66.215, por exemplo, enquanto a topo Titanium Plus desce a R$ 82.365.
Há regras, porém, limitando o desconto ao lote de 500 unidades ou até o prazo de 30 de setembro. Além disso, é preciso entregar o carro usado com documento e certificado de transferência devidamente registrados até junho de 2015, para evitar fraudes. Além disso, o carro novo não pode ser vendido ou transferido em menos de seis meses.
No caso do hatch, o desconto garantiu a venda de 800 unidades em tempo recorde -- 300 carros foram comercializados em menos de uma semana.
Neste "pacote de bondades", estão previstas ainda revisões pagas pela fabricantes para as primeiros 2 mil unidades. A oferta garante que as revisões obrigatórias de 5 mil quilômetros (ou seis meses), 10 mil (ou 12 meses), 20 mil (ou 24 meses) e 30 mil km (ou 36 meses) sejam gratuitas. A partir de 40 mil km, o preço segue a mesma tabela da linha atual.
Há ainda oferta de seguro próprio (em parceira com a Mapfre), bem como garantia para toda a linha por três anos, uso de guincho sem limite de quilometragem, três diárias de carro reserva e agendamento das revisões.
É preciso vender
Com esta estratégia, incluindo a mudança de nome do carro (numa tentativa de desconectá-lo dos outros sedãs do mercado), a Ford espera mudar o atual patamar de entregas. Em 2014, o Focus Sedan emplacou menos de 730 unidades por mês, segundo a Fenabrave, chegando a pouco mais de 8.600 carros -- o líder Corolla entregou 63.290 unidades.
Em seis meses agora em 2015, foram 3.586 unidades do Focus (menos que o volume de Fusion), contra quase 32 mil do Corolla.
Não há projeção divulgada, mas a marca espera ficar entre as cinco maiores vendedoras do segmento (atualmente Toyota, Honda, Nissan, Chevrolet e Volkswagen), apostando no caráter mais dinâmico, tecnológico e seguro de seu modelo, sobretudo na versão Titanium -- a Ford fala em até 70% das vendas para este nicho.
UOL Carros participa, a partir da segunda-feira, do lançamento oficial e test-drive com o novo Focus e trará mais informações em tempo hábil.
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/26/ford-da-bonus-e-paga-revisoes-ao-lancar-focus-fastback-a-r-77900.htm