Não é novidade que, na hora de vender o carro, uma das coisas que o valoriza (ou não) é o estado em que a pintura se encontra. Muitos fatores podem contribuir para o seu estrago. Veja abaixo algumas delas!


Cocô de passarinho

As fezes de aves são corrosivas e podem provocar manchas na pintura do carro. Então é bom ficar atento ao estacionar o veículo embaixo de árvores e, se acontecer, procurar remover o quanto antes, utilizando pano de microfibra úmido com água. Não se deve raspar a casquinha que se forma do dejeto, isso pode riscar o carro.

Chuva ácida

Ela pode atacar a pintura do automóvel por conta da presença de gases e partículas (como o azoto e enxofre) na atmosfera. Esse fenômeno ocorre principalmente em grandes cidades e, infelizmente, não tem como previnir ou identificar qual o tipo de chuva. Por isso, é recomendado lavar o carro água ao chegar em casa após ter enfrentado uma chuva. Além disso, pode-se previnir o dano à pintura mantendo o carro sempre encerado, desta forma, a água não para na superfície.

 

Chuva de granizo

As pedrinhas de gelo podem rachar a pintura do carro. Se isso acontecer, não demore para procurar um profissional para o reparo, pois além de danificar a pintura, há risco de infiltração de água, o que enferruja a lataria. Clique aqui para saber mais detalhes sobre veículos afetados pelo granizo.

Maresia

Quem mora em cidades litorâneas deve tomar ainda mais cuidado com a pintura do carro. Se o veículo apresentar amassados, arranhões ou qualquer outro dano que tenha deixado a superfície metálica exposta, procure uma oficina para reparo, pois em contato com a maresia pode haver corrosões.

 

Temperaturas extremas

Cuidado ao expor o veículo a temperaturas muitos altas ou baixas. Muito frio pode craquelar o verniz. Já deixá-lo exposto em temperaturas muito altas, pode modificar a tonalidade da cor. Porém, fatores como esses ocorrem apenas se o automóvel ficar exposto durante muito tempo, em temperaturas acima de 35 graus, em regiões como Rio de Janeiro ou Nordeste, ou abaixo de zero, como ocorre no Sul do país. Vale ressaltar que carros novos e mais modernos possuem pinturas preparadas para isso, com camada de verniz bastante resistente. Portanto, esse fenômeno pode ocorrer apenas com veículos antigos.

 

Respingos de tinta

Evite a exposição do automóvel próximo à áreas que estejam sendo pintadas. Os resíduos particulados de tinta podem sedimentar sobre pintura. Se ocorrer com seu veículo, Pagotto indica a pasta abrasiva fabricado pela 3M. Para a remoção, burrife água com um pouco de detergente nos lugares afetados e passe a barra delicadamente, como se estivesse lavando. Ela fará a descontaminação da pintura.

Áreas de construção

Assim como no caso anterior, evite estacionar o veículo próximo à áreas de construção. Por conta da alta concentração de poeira e de cimento, pode ocorrer danos na pintura. Para remover esses sedimentos, molhe bastante o carro com água, isso irá tirar a poeira e amolecer o cimento endurecido, evitando riscos no automóvel.

Resíduo de asfalto

Resquícios de material asfáltico podem acabar grudando sobre a pintura, principalmente quando há reparos recentes na via. O piche é derivado do petróleo, portanto, não consegue ser removido apenas com água. Utilize produtos a base de solvente para remoção, como por exemplo, querosene. Para isso, encharque o pano com o produto e o deixe agir um pouco para amolecer. É recomendado lavar o veículo com água e sabão neutro após a utilização de qualquer produto químico.

Produtos derivados do petróleo

Os produtos a base de petróleo devem ser usados para limpeza do veículo apenas em casos espeíficos e em áreas afetadas, como citado acima. Não utilize esses produtos para limpeza geral do veículo.

Sabão não neutro na lavagem

Assim como no caso anterior, o uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos podem provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Procure por produtos com PH neutro para limpeza do automóvel.

Combustíveis

É sempre importante verificar se, durante o abastecimento, ocorreram respingos de gasolina, diesel ou etanol sobre a pintura. Se isso acontecer, remova imediatamente com água e sabão neutro. Caso perceba tarde demais, leve o veículo à uma funilaria para fazer o polimento especializado para remoção.

Panos para limpeza

O pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, pois possui pequenos furos que "guardam" a sujeira, evitando que fiquem na parte superficial, riscando o veículo. Lave o pano em uma máquina de lavar com centrifugação, pois higienizá-lo e torcê-lo a mão pode estourar suas fibras, o que acabará com os micro furos. O mesmo pano pode ser utilizado até perder sua maciez. Vale lembrar que o ideal é começar a limpeza do automóvel pelas partes superiores, como o teto, onde há menor concentração de sujeira, deixando as partes de baixo por último.

Capa de proteção sem ventilação

Cuidado também ao manusear as capas de proteção. Esteja sempre atento à sua limpeza para não provocar arranhões. Dê preferência a capas que possuam ventilação, para que não haja acúmulo de umidade, que pode resultar na transferência da cor da capa para a pintura.

 

Fonte: Revista Auto Esporte


Atual política industrial do setor automotivo, Inovar-Auto, tem validade apenas até o fim de 2017 e será substituída por um novo programa que está em discussão.

Foto_1

 

O Governo federal começou a discutir na terça-feira (18) uma nova política industrial de longo prazo para o setor automotivo, em razão da proximidade da expiração do programa atual, Inovar-Auto, no final do ano.

O programa, intitulado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços de "Rota 2030", visa criar um grupo de trabalho para planejar a política industrial para além dos ciclos políticos normais de 4 em 4 anos.

"O entendimento hoje desse ministério em especial e do governo, mais amplamente, é de que nós não conseguiremos fazer ou pensar em indústria e fazer política industrial em ciclos muito pequenos porque as decisões empresariais em geral são tomadas em ciclos mais longos", disse o Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, Igor Calvet.

Segundo o secretário, a política atual vem sendo muito criticada por ser "excessivamente protecionista", impedindo a entrada de veículos importados no país.

Perguntado sobre quais são os temas principais para o governo na discussão da nova política industrial para o setor automotivo Calvet não deu detalhes, mas afirmou que não existe nenhuma mudança urgente.

"Algumas coisas vão ser mantidas. Eu imagino que pesquisa e desenvolvimento e inovação precisam ser mantidas como contrapartidas, eficiência energética precisa ser mantida, a segurança veicular no país precisa ser mantida", disse ele a jornalistas.

 

Foto_2

 

A política começa a ser discutida pelo governo e representantes da indústria enquanto o setor automotivo busca ampliar suas exportações como forma de minimizar o quadro de baixa demanda interna.

Na semana passada, o governo anunciou acordo com a Colômbia para exportações de automóveis para o vizinho. As vendas, que somaram 17,5 mil unidades no ano passado, devem chegar a 50 mil, informou o ministério.

Em comunicado, o ministério afirmou que "para tornar o Brasil um polo global de desenvolvimento e produção de veículos, o novo ciclo da política automotiva terá como guia as novas tendências de mobilidade".

Segundo a pasta, a indústria nacional deve chegar em 2030 com tecnologia "equivalente a de mercados avançados, integração ativa na cadeia global de suprimentos, competitividade na produção dos principais sistemas automotivos e capacidade de desenvolvimento de projetos globais".

Segundo o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, o Inovar Auto "teve um olhar muito mais para o mercado interno. Este é o momento de discutirmos as bases para uma abordagem ofensiva no mercado global e buscar a integração competitiva".

 

Fonte: Auto Esporte/G1

fiat_uno_sporting_2017_4
Fiat convocou nesta quinta-feira (30) o recém-lançado Uno com motores 1.0 e 1.3 da família Firefly, além da Strada 1.4, para um recall devido a uma falha que afeta o funcionamento do motor. No total, a falha atinge 17.111 carros, sendo 12.022 do modelo Strada e outros 5.089 do novo Uno. Todos são ano/modelo 2016 e 2017 e podem ser consertados em uma oficina autorizada da empresa a partir de 3 de abril. A quantidade de carros convocados ainda não foi divulgada até o momento.

Segundo a montadora, um defeito em uma central eletrônica faz com que o motor funcione de forma irregular e, em alguns casos, deslige inesperadamente. Nas unidades do Uno que contam com sistema start/stop, o motor pode não ser desligar quando esperado. Nesses casos, a dirigibilidade do carro é prejudicada, aumentando o risco de acidentes e de lesões físicas aos passageiros e mesmo a pessoas que estão fora do carro.

Para corrigir a falha, a Fiat irá atualizar o software da central eletrônica do motor. Além disso, os Uno com start/stop precisarão receber uma nova bomba de combustível. Para esclarecer dúvidas e agendar o recall, a montadora disponibiliza o telefone 0800 707 1000.

Chassis convocados

Fiat Uno 1.0 e 1.3: de 9BD195A4NH0722618 a 9BD195A4NH0785160

Fiat Strada 1.4: de 9BD57814FH089108 a 9BD57834FHY143918

Direitos do consumidor

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com

Venha conferir as novidades da Tecnomotor na Automec 2017, clique no link e garanta já sua credencial clicando na palavra "Credencial" abaixo.
OBS: Segue o novo endereço do local da Automec 2017 - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo

Automec_2017

Hatch médio nacional manteve a boa avaliação do modelo mexicano, avaliado em 2014

por REDAÇÃO AUTOESPORTE

15/03/2017 11h02 - atualizado às 17h57 em 16/03/2017

Volkswagen Golf entrou para a lista de carros fabricados no Brasil que oferecem segurança máxima a todos os passageiros e é o primeiro carro vendido por aqui a conquistar o selo Advanced Awards, que reconhece modelos com tecnologias de prevenção de acidentes. O modelo conquistou cinco estrelas na proteção a adultos e outros cinco na segurança de crianças, segundo o Latin NCAP. Assim, o Golf nacional manteve a boa avaliação da versão mexicana, que era vendida anteriormente no país, avaliada em outubro de 2014.

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=3EVVJoEpZ9g

 

Outra novidade desta bateria de testes é que pela primeira vez o órgão simulou testes de colisão lateral contra postes, o tipo de acidente mais grave avaliado em crash test. O modelo testado era equipado com sete airbags (dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista).

O relatório do crash test aponta que a segurança a adultos conquistou 33,30 dos 34 pontos máximos, enquanto a de crianças ficou com 43,52 dos 49 possíveis. "Se vê claramente como o airbag frontal consegue conter e dar proteção ao pescoço e cabeça do motorista. A estrutura do veículo praticamente não se deformou", afirma o órgão.

 

Volkswagen Golf nacional conquista cinco estrelas em crash teste (Foto: Divulgação)

Na simulação de colisão dianteira, os testes mostraram que o motorista teve boa proteção em todas as partes do corpo, exceto o tronco, com segurança considerada "adequada". Já o passageiro ficou bem protegido em todo o corpo. A escala varia entre "boa", "adequada", "marginal", "fraca" e "pobre".

 

Nos testes de colisão lateral, mais rígidos, o motorista teve segurança máxima. Porém, na prova que simula uma colisão lateral contra um poste, a mais grave entre estas, apenas cabeça e quadril do motorista foram bem protegidas, enquanto o abdomem teve proteção "adequada" e o tronco, apenas "marginal". Isso não significa, porém, um resultado negativo. "O airbag de cortina protege o pescoço, a cabeça e o peito de forma completa no impacto de poste. Já a estrutura consegue evitar penetração maior, dando boa proteção para cabeça e pescoço, as partes do corpo mais críticas nesse caso", afirma o relatório.


O controle eletrônico de estabilidade também foi bem avaliado pelo Latin NCAP. Já o selo Advanced Award, que pretende destacar os veículos com sistemas que evitam acidentes e protegem os pedestres, foi concedido ao Golf porque ele oferece como opcional o sistema de frenagem autônoma de emergência. Conhecido como AEB (Autonomous Emergency Braking), o sistema é oferecido apenas a partir da versão 1.0 Highline (R$ 101.960), por adicionais R$ 6.354.

 

Volkswagen Golf nacional conquista cinco estrelas em crash teste (Foto: Divulgação)

 

Outros carros avaliados

 

Nesta bateria de testes, o Seat Ateca, também com sete airbags, conquistou cinco estrelas para adultos e crianças, além do selo Advanced Award. O modelo foi capaz de proporcionar segurança "boa" ou "adequada" para todas as partes do corpo do motorista e passageiro.

 

Em 2016, o Latin NCAP divulgou os testes de colisão de outros carros vendidos no Brasil. OToyota SW4, por exemplo, passou por uma auditoria para verificar se seria capaz de manter a nota máxima de segurança conquistada por sua versão picape, a HiluxSegundo o órgão, oSW4 também conquistou cinco estrelas na proteção a adultos e para crianças.


Seat Ateca vai bem crash teste (Foto: Divulgação)

Em seguida, foi a vez da Ford Ranger, que chegou em nova geração ao país, conquistar três estrelas na proteção a adultos e quatro a crianças.  Em junho, o Latin NCAP testou o Kia Picantoe o Peugeot 208 - os dois decepcionaram. Enquanto o Picanto foi tão mal a ponto de não receber estrelas na proteção a adultos e apenas uma para crianças, o 208 perdeu estrelas em relação ao teste anterior. Isso porque entraram em vigor novos padrões de teste de colisão, mais rígidosAlém disso, o órgão detectou que a Peugeot vende no Brasil o 208 sem barras de proteção nas portas, item que faz parte do carro na Europa. Assim, o hatch agora tem apenas duas estrelas na proteção a adultos e três para crianças.

 

Por fim, foi a vez de o veterano Fiat Palio ir mal nos testes de colisão do Latin NCAP.O modelo, que frequentemente figura entre os carros mais vendidos do país, conquistou só uma estrela na proteção a adultos e outras três para crianças nesta última avaliação.

 

Normas de segurança da ONU


O Latin NCAP aproveita os resultados decepcionantes para apontar maneiras de elevar a segurança dos carros vendidos no Brasil. Adotar oficialmente as normas das Nações Unidas para a segurança veicular é uma das medidas que deveriam ser tomadas. Além disso, segundo o órgão, "os fabricantes devem parar imediatamente o lobby contra das normativas propostas pelos governos, acompanhando as recomendações das Nações Unidas".

 

Fiat Palio equipado com airbagsfrontais apenas uma estrela para proteção de adultos e três estrelas para crianças (Foto: Divulgação)

decepcionante resultado do Renault Kwid indiano no crash test feito pelo Global NCAP foi lembrado pelo instituto como exemplo de carro fabricado com plataformas novas, mas adaptadas em economias emergentes, "removendo partes estruturais básicas de regurança.

 

Mesmo com airbag para motorista, o Kwid não recebeu estrelas na proteção a adultos e apenas duas no quesito segurança de crianças. O modelo testado não contava com airbag para o passageiros e freios ABS. Em resposta ao Global NCAP, a Renault afirmou que vai aprimorar o carro para que novos testes sejam feitos. A versão vendida por aqui terá, além dos airbags dianteiros, bolsas laterais desde a versão de entrada, assim como sistema Isofix e reforços na estrutura, com aços de alta resistência.

 

Renault Kwid indiano é reprovado em crash test (Foto: Divulgação)

Metodologia


O Latin NCAP realiza os crash tests de veículos cedidos por montadoras ou adquiridos a partir do patrocínio de instituições que apoiam o programa. A colisão frontal, por exemplo, é realizada a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre os manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros.

 

Em 2014, o Latin NCAP aumentou a exigência de avaliação para os ocupantes crianças. Agora, é utilizada uma nova tecnologia de dummie infantil para representar crianças de três anos e de 18 meses. Além disso, o programa agora também leva em consideração a facilidade de instalação dos equipamentos de retenção infantil. Para o órgão, a adoção dos sistemas de ancoragem isofix é peça-chave para reduzir a probabilidade de uma instalação incorreta e, geralmente, melhora o desempenho dinâmico do veículos.

Especial_Dummy_Crash Test (Foto: Autoesporte/Cesvi)
PONTOS FORTES
  • Já na versão básica, o hatch oferece ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, tela do sistema multimídia com 5,8 polegadas e sensibilidade ao toque, sensores de estacionamento e sete airbags
  • O pacote de opcionais inclui itens como aquecimento para os bancos, faróis de xenônio, detector de fadiga e teto panorâmico
  • Além do desempenho surpreendente, o motor 1.4 TSI a gasolina (com transmissão DSG de sete marchas) é econômico – médias de 10,4 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada

PONTOS FRACOS

  • Completa, versão Highline 1.4 TSI DSG fica mais cara que o Volvo V40
  • O espaço no banco traseiro não agrada quando há três ocupantes
  • Seu porta-malas oferece apenas 276 litros de espaço (capacidade inferior à de alguns hatches populares)
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/03/volkswagen-golf-brasileiro-com-sete-airbags-conquista-nota-maxima-em-crash-test.html

i30-1g-470x313

São Paulo, 27 de abril de 2015 – A Hyundai Motor Company e a CAOA Montadora de Veículos Ltda., estão convocando os proprietários dos veículos Hyundai i30 modelos 2009 a 2010 (importados), identificados pelas datas de fabricação e pelos números de chassis conforme descrição abaixo, para comparecerem à Rede de Concessionárias autorizadas Hyundai Importados para a inspeção e reprogramação do software do módulo de controle da direção elétrica.

O módulo de controle da direção elétrica pode, devido a uma falha de comunicação eletrônica, ter divergências entre seus sinais internos, o que desabilita a assistência auxiliar do volante de direção.

Se eventualmente ocorrer esta condição, apesar de não haver o risco de perda da direção, a luz de advertência “EPS” se acenderá no painel, e o esforço no volante para mudar a rota do veículo será maior do que a habitual. Isto poderá implicar em riscos de acidentes, trazendo lesões físicas ou morte aos ocupantes e terceiros.

O início do atendimento será a partir de 29 de abril de 2015, com prazo de encerramento indeterminado. O serviço é gratuito e realizado em aproximadamente 1 hora.

Como ação preventiva, a CAOA Montadora alerta aos condutores que verifiquem previamente ao movimento do veículo o eventual acendimento da luz de advertência “EPS” no painel, ou algum esforço maior aplicado ao volante durante o uso. Caso isto ocorra, encaminhar imediatamente o veículo a uma Concessionária autorizada para os devidos reparos.

 

Veículos envolvidos: 15.723 unidades

Chassi de KMHDC81EABU085807 ao KMHDC51EBBU267435

Produção: 01 de novembro de 2009 a 30 de abril de 2010.

 

Recomendamos aos proprietários do modelo que agendem o serviço em uma Concessionária Hyundai Importados de sua preferência. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Central de Atendimento da CAOA/Hyundai pelo telefone 0800-7703355 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h).

Com esta atitude, a Hyundai Motor Company e a CAOA demonstram o profundo respeito que dedicam aos seus consumidores, além de reiterarem o compromisso de produzirem e comercializarem produtos com a mais alta confiabilidade e qualidade.

 

Fonte: https://www.caoa.com.br/recall/hyundai-importados/recall-i30-2009-2010

Conecte-se com a gente!

Antes de sair, faça uma visita em nossas redes sociais!

Curta, compartilhe e faça parte da nossa história você também!

facebook azul youtube original

Oficinas Credenciadas

Área Restrita