A Fiat detectou que 113.512 unidades dos modelos Punto e Linea têm um defeito no eixo traseiro que precisa ser consertado em um recall para evitar acidentes. Os carros convocados são ano/modelo 2009 a 2012 e terão o eixo traseiro substituído completamente.
Conforme comunicado da montadora aos órgãos de defesa do consumidor, os reparos poderão ser feitos a partir do dia 26 de janeiro. Os veículos foram produzidos na fábrica da Fiat em Betim (MG) entre os dias 5 de janeiro de 2009 e 15 de junho de 2011. As unidades doPunto que foram convocadas têm numeração de chassis não sequencial entre 9BD11812191065435 e 9BD118181C1165352, enquanto as do Linea variam entre 9BD11056991505203 e 9BD11056CC1542284.
O recall teve de ser convocado porque o eixo traseiro pode apresentar uma trinca, mais especificamente na borda da travessa desse eixo. Esse defeito surge em decorrência de uma falha no processo de produção da peça, durante a fase de cunhagem da borda do eixo. Em decorrência da trinca, os passageiros poderão ouvir ruídos excessivos, enquanto o motorista notará desalinhamento do volante e dificuldade de acelerar o carro até a velocidade desejada.Em casos mais graves, um dos pneus traseiros pode encostar na proteção plástica da carroceria.
Essas situações aumentam o risco de acidentes em que motorista, passageiro e mesmo pessoas que estão fora dos carros poderão se machucar. Por conta disso, aFiat teve que comunicar o recall e providenciar o reparo gratuito.
Para esclarecer dúvidas e agendar os reparos, os donos dos carros convocados devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 707 1000. Conforme determinado pela lei, os recalls são sempre gratuitos e não têm data limite para serem atendidos. Têm direito ao reparo os carros que não estão em dia com as manutenções periódicas e os que foram comprados semi-novos.
O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.
Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.
Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/01/fiat-convoca-recall-de-113-mil-punto-e-linea-por-falha-no-eixo-traseiro.html