Ecocar - Oficina Autorizada TecnomotorEcocar - Oficina Autorizada TecnomotorEcocar - Oficina Autorizada Tecnomotor
  • Home
  • Quem somos
  • Oficinas Ecocar
  • Notícias
  • Dicas
  • Agenda
  • Contato

FIAT CONVOCA RECALL DE 113 MIL PUNTO E LINEA POR FALHA NO EIXO TRASEIRO

Eixo traseiro dos carros de 2009 a 2012 terá que ser substituído gratuitamente

por GUILHERME BLANCO MUNIZ

18/01/2017 16h12 - atualizado às 16h53 em 18/01/2017
Audi A1 x Citroën DS3 x Fiat Punto T-Jet (Foto: Fabio Aro)

A Fiat detectou que 113.512 unidades dos modelos Punto e Linea têm um defeito no eixo traseiro que precisa ser consertado em um recall para evitar acidentes. Os carros convocados são ano/modelo 2009 a 2012 e terão o eixo traseiro substituído completamente.

Conforme comunicado da montadora aos órgãos de defesa do consumidor, os reparos poderão ser feitos a partir do dia 26 de janeiro. Os veículos foram produzidos na fábrica da Fiat em Betim (MG) entre os dias 5 de janeiro de 2009 e 15 de junho de 2011. As unidades doPunto que foram convocadas têm numeração de chassis não sequencial entre 9BD11812191065435 e 9BD118181C1165352, enquanto as do Linea variam entre 9BD11056991505203 e 9BD11056CC1542284.

 

O recall teve de ser convocado porque o eixo traseiro pode apresentar uma trinca, mais especificamente na borda da travessa desse eixo. Esse defeito surge em decorrência de uma falha no processo de produção da peça, durante a fase de cunhagem da borda do eixo. Em decorrência da trinca, os passageiros poderão ouvir ruídos excessivos, enquanto o motorista notará desalinhamento do volante e dificuldade de acelerar o carro até a velocidade desejada.Em casos mais graves, um dos pneus traseiros pode encostar na proteção plástica da carroceria.

Fiat Linea Sublime (Foto: Divulgação)

Essas situações aumentam o risco de acidentes em que motorista, passageiro e mesmo pessoas que estão fora dos carros poderão se machucar. Por conta disso, aFiat teve que comunicar o recall e providenciar o reparo gratuito.

Para esclarecer dúvidas e agendar os reparos, os donos dos carros convocados devem entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800 707 1000. Conforme determinado pela lei, os recalls são sempre gratuitos e não têm data limite para serem atendidos. Têm direito ao reparo os carros que não estão em dia com as manutenções periódicas e os que foram comprados semi-novos.

SAIBA MAIS
  • FLAGRAS: NOVO FIAT PUNTO ESTÁ EM FASE FINAL DE TESTES
  • HYUNDAI CONVOCA RECALL DE 139 MIL HB20 POR RISCO DE INCÊNDIO
Direitos do consumidor

O Procon-SP orienta a todos os consumidores envolvidos em campanhas de chamamento a exigirem o comprovante de que o serviço de reparo tenha sido realizado. O documento deve ser conservado e repassado adiante em caso de venda. O direito ao reparo gratuito também é garantido aos proprietários de veículos que foram comercializados mais de uma vez.

Os veículos que não atenderem ao recall e forem reparados em até 12 meses trarão a informação do não atendimento no campo "observações" do próximo Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), conforme determinado pela Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito.

 

Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/01/fiat-convoca-recall-de-113-mil-punto-e-linea-por-falha-no-eixo-traseiro.html

O que acontece ao atingir a faixa vermelha do conta-giros?

Ela indica que você já ultrapassou a faixa de rotação ideal para o funcionamento do motor. Entenda por que isso acontece

Por Henrique Rodriguez
access_time6 jan 2017, 14h13 - Atualizado em 6 jan 2017, 14h15
chat_bubble_outlinemore_horiz
Conta-giros do Mercedes SLS AMG: faixa vermelha só depois dos 7.000 rpm

Conta-giros do Mercedes SLS AMG: faixa vermelha só depois dos 7.000 rpm (Marco de Bari)

Você já deve ter reparado que há uma faixa vermelha no conta-giros da maioria dos carros. Pode-se dizer que é uma herança dos tempos dos motores com carburador, pois indicava uma faixa de rotações em que o motor estaria mais sujeito a fadiga e desgaste prematuro das peças.

Uma das conseqüências seria a chamada “flutuação” das válvulas, quando as molas não possuem força suficiente para fechar completamente as válvulasantes que o eixo de comando dê uma volta completa e as abra novamente. Nesse caso, molas, válvulas e comando seriam danificados, correndo o risco deentortar, trincar e até quebrar.

Por sorte, nos motores com injeção eletrônica isso não chega a acontecer: o módulo do motor simplesmente corta o fornecimento de combustível, a ignição ou mesmo as duas coisas, protegendo antes que o pior aconteça. É o chamado “corte de giro”, que, em geral, acontece no meio da faixa vermelha do conta-giros.

Cruze Sport6 LTZ

No Cruze 1.4 Turbo a potência máxima surge a 5.200 rpm, bem antes da faixa vermelha (Divulgação)

As montadoras também gostam de falar que seus motores foram projetados para funcionar em regimes ainda mais elevados do que eles alcançam.

Mesmo assim, não é porque o motor nada sofre que você vai sair por aí esticando marchas até o corte de giros. Não vale a pena: por uma série de fatores mecânicos, a partir do momento que o motor ultrapassa a rotação de potência máxima, ele sofre uma forte queda na potência gerada. E arruína sua média de consumo.

O importante é ler o manual para saber qual a rotação do torque máximo, a rotação de potência máxima e também o limite de giros do motor do seu carro. Assim, você não corre o risco de ter uma surpresa desagradável em uma ultrapassagem, por exemplo. Às vezes, a rotação de potência máxima fica bem próxima do corte de giro. É o caso do Onix 1.0, que entrega seus 80 cv a elevados 6.400 rpm e limita o giro a 6.600 rpm.

Um caso extremo era do antigo Honda Civic Si. Seu 2.0 i-VTEC aspirado entregava os 192 cv a 7.800 rpm, a faixa vermelha começava em 8.000 rpm e o corte da ignição acontecia em 8.400 rpm. A maioria dos conta-giros sequer passam dos 8.000 rpm…

Civic Si: apetite por giro alto

Civic Si e seu tradicional apetite por giro alto (Marco de Bari)

No caso dos motores turbinados mais recentes, como o 1.0 TSI do Up!, a coisa funciona de maneira diferente. Ele atinge sua potência máxima bem antes, a 5.000 rpm, enquanto a faixa vermelha começa em 6.000 rpm – o corte de giro ocorre a 6.500 rpm. E como já vimos aqui, andar acima da rotação que produz a maior potência nunca é um bom negócio.

O ideal para extrair a melhor perfomance de um motor é mantê-lo dentro da chamada faixa útil, situada entre as rotações de toque máximo e de potência máxima. Voltando ao exemplo do Up! TSI, seu torque máximo é atingido a apenas 1.500 rpm. Portanto, sua faixa útil de utilização é entre 1.500 rpm e 5.000 rpm.

 

Fonte: Site Quatro Rodas - http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-que-acontece-ao-atingir-a-faixa-vermelha-do-conta-giros/

Recall Jeep

jeepA FCA Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda. está sempre preocupada com a sua segurança. Realize a consulta pelo chassi do veículo no link abaixo:

 

Fonte: http://www.jeep.com.br/recall-carros-jeep.html

Honda anuncia recall de 325.130 carros no Brasil

fit-2009-capa_620x350
O Honda FIT 2010 é um dos relacionados no Recall
A Honda anunciou recall para os modelos Fit, City, Civic, CR-V e Accord por problemas nos airbags fornecidos pela fabricante japonesa Takata, que têm afetado carros de várias marcas e em diversos países.

No Brasil, o chamado inclui 325.130 unidades.
O airbag do passageiro deve ser substituído, pois em caso de colisão frontal pode haver rompimento da estrutura do insuflador e, com isso, a projeção de fragmentos metálicos nos ocupantes. Isso pode causar lesões graves e até mesmo fatais.
honda-civic-2009-txt_620x350
O Honda CIVIC 2009 também precisa passar por reparo

Proprietários desses modelos devem acessar o site da montadora e verificar se o carro está no chamado. O agendamento para o reparo pode ser feito pelo próprio site, ou pela central de atendimento no telefone 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h). O serviço será escalonado por modelo -- o Civic é o primeiro da fila, a partir do próximo dia 20.

O reparo é gratuito e pode ser feito em qualquer concessionária Honda. Veja abaixo o ano-modelo e os chassis dos carros envolvidos:

artehonda_620x250

 

Fonte: carroonline 

Ford anuncia recall da Ranger por falha nos freios

Ford anuncia recall da Ranger por falha nos freios

Problema no pedal pode provocar perda da capacidade de frenagem

 

novarangerflex2017-limited-1b-696x498

 

A Ford anunciou nesta terça-feira (24) o recall de unidades da Ranger modelos 2016 e 2017, produzidas entre 23 de novembro de 2015 e 9 de maio de 2016 (confira abaixo a numeração de chassi), para a inspeção e possível adequação do pino-trava que conecta a haste do pedal do freio à haste de acionamento do hidrovácuo.

De acordo com o fabricante, foi detectada a possibilidade de desconexão entre a haste do pedal do freio e a haste do hidrovácuo, resultado na perda da capacidade de frenagem.

 

Outras informações podem ser consultadas pelo telefone 0800 703 3673. O reparo deve ser agendado junto à rede de concessionários. O tempo estimado para o atendimento é de 15 minutos.

 

Confira abaixo a numeração de chassi dos veículos afetados:


Ford Ranger (modelos 2016 e 2017): Chassi de De GJ367909 até GJ399843 e de HJ402571 até HJ421586

 

Fonte: motorshow.com.br

Recall - limpador de para-brisa

CARRO ONLINE 
de São Paulo (SP)

 

A Citroën divulgou nesta segunda-feira (28) um recall para todas as versões do hatch C3, fabricadas entre março e outubro de 2015, por conta de um problema na montagem do chicote elétrico do limpador do para-brisa dianteiro. A montadora fará a verificação das peças e, se necessário, realizará a troca sem custo para o proprietário.

O erro de montagem envolve 8.329 unidades do modelo, que variam entre os chassis FB538130 a GB512530. Caso limpador apresente o defeito e não seja trocado, ele poderá culminar em acidentes.

Os proprietários dos C3 atingidos pela medida deve realizar o agendamento a partir desta segunda-feira (28), em qualquer concessionária da marca. O serviço levará cerca de uma hora.

 

Fonte: carro on line

Autor das imagens: Divulgação

 

Página 29 de 50

  • Início
  • Anterior
  • 24
  • 25
  • 26
  • 27
  • 28
  • 29
  • 30
  • 31
  • 32
  • 33
  • Próximo
  • Fim

Conecte-se com a gente!

Antes de sair, faça uma visita em nossas redes sociais!

Curta, compartilhe e faça parte da nossa história você também!

facebook azul youtube original

Menu Principal

Quem somos

Oficinas Ecocar

Notícias

Dicas

Agenda

Contato

Oficinas Credenciadas


Área Restrita

  • Esqueceu seu nome de usuário?
  • Esqueceu sua senha?
© Ecocar - Oficina Autorizada Tecnomotor
  • Quem somos
  • Oficinas Ecocar
  • Notícias
  • Dicas
  • Agenda
  • Contato